- Comentar
A região bairradina é considerada o território, por excelência do leitão assado. A tradição e a fama colocaram aquele rincão onde os vinhos, em particular os espumantes, são igualmente de qualidade, no mapa gastronómico nacional.
É um destino que atrai fiéis apreciadores de tal pitéu, que não hesitam em percorrer mais alguns quilómetros para saborear o bacorinho assado em forno a lenha.
A pouca distância da saída da Mealhada da A1, é seguir a indicação Cantanhede no primeiro cruzamento. Percorrido 1 km e meio, surge logo após o parque industrial, a placa Murtede.
Logo à entrada desta freguesia do concelho de Cantanhede surge, à direita a rua da Costa e a indicação do restaurante Júlia Duarte. Cerca de 300 metros mais abaixo, destaca-se em cenário verdejante uma construção moderna, com vasto parque de estacionamento.
TSF à Mesa - restaurante Júlia Duarte
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
É a nova casa, aberta no início de julho de 2017, do restaurantes que funcionou, durante muitos anos, numa moradia antiga, junto à estrada, a poucas centenas de metros deste local.
As novas instalações, onde o branco é a cor dominante, são desafogadas, plenas de modernidade, funcionais, com decoração minimalista. Janelas rasgadas permitem apreciar na principal sala das três em funcionamento, os tons de verde da paisagem marcadamente rural.
Mesas cobertas com toalhas em papel; copos e ferramentas em conformidade.
A fama do leitão transitou do antigo restaurante e é por ele que a casa está, geralmente, repleta ao almoço, durante toda a semana, uma vez que só funciona ao jantar de 5.ª feira a sábado.
A expetativa não saiu gorada, uma vez que o reco, pouco gordo, foi cortado a preceito e servido em pequenos pedaços retangulares. Assadura no ponto, pele estaladiça. carne saborosa, tendo como acompanhamento batatas fritas às rodelas, muito na moda, e salada.
Um espumante das caves do Solar de S. Domingos - Blan de Blancs Bruto - excelente na relação preço-qualidade, fez harmonia perfeita.
Mas, nem só leitão assado figura na lista: chanfana, outra especialidade da região, com batata cozida e grelos; churrasquinho de porco ibérico ou lombinhos ladeados de bacon; costeleta de novilho e naco de vitela na brasa são opções nos pratos de carne.
Quanto a peixe, o bacalhau é dominador - à casa, tipo à Braga; à lagareiro e com natas, servido nesta versão com molho de camarão - mas há caldeirada de peixe fresco e arroz de tamboril, ambos para duas pessoas; polvo à lagareiro e lombinhos de salmão grelhado.
Ao almoço, o menu do dia, mais económico, apresenta sugestões variadas, que tanto podem ser petinga frita com arroz e tomate; chocos à lagareiro ou atum grelhado com batata à algarvia e feijoada de leitão.
Carta de vinhos de bom nível. Serviço simpático neste restaurante que vale o curto desvio pela muito boa relação preço-qualidade. Júlia Duarte em Murtede, perto da saída da A1 para a Mealhada,
Localização: Murtede (Cantanhede)
Telef.: 231 202 129; 926 782 624
GPS
Latitude: 40º 21" 52,1"" N
Longitude: 8º 29" 51,4"" W