A última vez que esteve no Vau foi em setembro do ano passado. Um incêndio nas redondezas e o fumo obrigaram a encurtar a visita, mas no caminho para Lisboa já planeava um regresso.
A praia do Vau, no Algarve, era local de férias habitual de Mário Soares, mas era na praia ao lado, no Alvor, que a família Soares tinha os toldos. E, pela sua presença constante, o antigo presidente da República até mudou o nome da praia.
Reportagem de Maria Augusta Casaca na Praia do Vau, um dos locais preferidos de Mário Soares
Na casa da Praia do Vau, Mário Soares passou bons momentos da sua vida e voltava sempre que podia. Fazia longas caminhadas pela praia, nadava, tentava usufruir ao máximo do sol e mar algarvios. A mulher Maria Barroso era mais madrugadora. Soares chegava por volta das 11h00 e ia cumprimentando quem a ele se dirigia. Muitas vezes fazia o passeio acompanhado por amigos até à Praia de Alvor.
No restaurante Restinga, parava por vezes para almoçar e o proprietário salienta que vinha muitas vezes acompanhado de amigos. "Alguns já faleceram e ele dizia-me que uma das razões porque já não vinha tantas vezes era porque os amigos já tinham ido. Isso também marca", lembra Armando Esteves.
Toda a família ocupava os toldos que eram concessão deste restaurante. Armando Esteves lembra que quando Soares era Presidente da República, o hotel situado ao lado propôs que ele se mudasse para a sua concessão, que tinha mais qualidade.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Soares recusou e o proprietário do restaurante não coube em si de contente. "Disse que nós éramos simpáticos, não ia mudar e a praia ficou praia do Restinga porque ele a batizou e nós estamos muito agradecidos por isso", conta.
Uma estória quer também faz parte da personalidade e carisma de Mário Soares