Vau. A praia que Soares colocou no mapa

Em Portimão, são muitos os que se recordam dos passeios de Mário Soares e da família na Praia do Vau e Alvor. Era ali que passava férias, onde escreveu muitos discursos. Um sítio onde se sentia bem.

A última vez que esteve no Vau foi em setembro do ano passado. Um incêndio nas redondezas e o fumo obrigaram a encurtar a visita, mas no caminho para Lisboa já planeava um regresso.

A praia do Vau, no Algarve, era local de férias habitual de Mário Soares, mas era na praia ao lado, no Alvor, que a família Soares tinha os toldos. E, pela sua presença constante, o antigo presidente da República até mudou o nome da praia.

Reportagem de Maria Augusta Casaca na Praia do Vau, um dos locais preferidos de Mário Soares

00:0000:00

Na casa da Praia do Vau, Mário Soares passou bons momentos da sua vida e voltava sempre que podia. Fazia longas caminhadas pela praia, nadava, tentava usufruir ao máximo do sol e mar algarvios. A mulher Maria Barroso era mais madrugadora. Soares chegava por volta das 11h00 e ia cumprimentando quem a ele se dirigia. Muitas vezes fazia o passeio acompanhado por amigos até à Praia de Alvor.

No restaurante Restinga, parava por vezes para almoçar e o proprietário salienta que vinha muitas vezes acompanhado de amigos. "Alguns já faleceram e ele dizia-me que uma das razões porque já não vinha tantas vezes era porque os amigos já tinham ido. Isso também marca", lembra Armando Esteves.

Toda a família ocupava os toldos que eram concessão deste restaurante. Armando Esteves lembra que quando Soares era Presidente da República, o hotel situado ao lado propôs que ele se mudasse para a sua concessão, que tinha mais qualidade.

Soares recusou e o proprietário do restaurante não coube em si de contente. "Disse que nós éramos simpáticos, não ia mudar e a praia ficou praia do Restinga porque ele a batizou e nós estamos muito agradecidos por isso", conta.

Uma estória quer também faz parte da personalidade e carisma de Mário Soares

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de