Chuva persistente e rajadas de vento fortes. Depressão Beatriz chega a Portugal

Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para a chegada da depressão Beatriz, com ventos que podem ser fortes, chuva persistente e agitação marítima.

Portugal Continental será afetado pela depressão Beatriz, uma superfície frontal fria vinda do noroeste das ilhas britânicas e que vai originar "chuva persistente", que será por vezes forte na noite de dia 6 e a madrugada de dia 7 de novembro, esta terça e quarta-feira, bem como a existência de ventos em várias partes do país.

As regiões Norte e Centro serão as mais afetadas, sendo que também se prevê queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

"O vento será moderado a forte no litoral, com rajadas até 80 km/h, e forte nas terras altas, com rajadas que serão da ordem de 100 km/h. A região Sul terá períodos de chuva a partir do final do dia 6 e a manhã de dia 7", informa o IPMA, e também no litoral e nas terras altas desta região haverá "vento moderado a forte".

Na quarta-feira, o IPMA espera ainda um "aumento da agitação marítima em toda a costa ocidental do continente, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros".

Apesar da depressão Beatriz, as temperaturas não vão sofrer mudanças consideráveis.

Contactado pela TSF, o CDOS do Porto regista apenas quedas de árvores, sem a existência de ocorrências significativas. Já a Proteção Civil, na voz do comandante Pedro Araújo, classifica as ocorrências como "expectáveis" para um período de precipitação "pontualmente intensa".

Os distritos do litoral Norte, particularmente "Viana, Porto, Braga, Coimbra e Aveiro" têm registado algumas ocorrências como "inundações urbanas e queda de árvores." O comandante garante que as ocorrências estão a ser resolvidas nos locais de forma "rápida". Até ao momento, não há registo de "feridos ou desalojados".

Até às 12h do dia 8 de novembro, as zonas Norte e Centro do país mantêm-se em estado de alerta especial, nível azul.

Notícia atualizada às 00h30

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de