Ambiente

Almada vence 9ª edição da Semana Europeia da Mobilidade Sustentável

A cidade de Almada venceu a 9ª edição da Semana da Mobilidade Sustentável Europeia, que decorreu entre 16 e 22 de Setembro de 2010 em mais de duas mil cidades da Europa.

Em nove edições, esta é a primeira vez que o reconhecimento vem para Portugal.

A TSF falou com António Matos, vereador da Câmara de Almada com o pelouro do desenvolvimento, que disse esperar que esta conquista tenha, sobretudo, um efeito para uma cidadania mais ecológica.

«Queremos que esta distinção e este prémio sejam um instrumento educativo na comunidade. Estamos seguros e pretendemos que os cidadãos de Almada fiquem mais conscientes de como é importante usar meios alternativos e suaves de transporte», referiu o vereador.

Almada disputou a final com as cidades de Riga, na Letónia, e Múrcia, em Espanha.

Os dez pré-finalistas foram Almada, Budapeste (Hungria), Eindhoven (Holanda), Gävle e Östersund (Suécia), Leão e Múrcia (Espanha), Reutte (Áustria), Riga (Letónia) e Zagreb (Croácia).

A Semana Europeia da Mobilidade é organizada desde 2002. Para além de organizarem actividades durante sete dias, as cidades participantes comprometem-se a adoptar pelo menos uma medida de carácter permanente.

Em 2010, um número recorde de 2221 cidades europeias juntaram-se à iniciativa.