Ambiente

Governo promete benefícios fiscais para quem compre carros eléctricos

O primeiro-ministro anunciou este sábado que promete benefícios fiscais a quem compre carros eléctricos e garantiu que o Governo vai apoiar a construção de 1300 postos de abastecimento de energia eléctrica até 2010. As garantias de José Sócrates foram apresentadas durante a assinatura do acordo entre o Governo e a Renault-Nissan.

Foi com uma visão futurista e sonhadora de como poderia ser a sociedade ideal que José Sócrates justificou, este sábado, o apoio à utilização do carro eléctrico.

«Imaginem por um minuto uma cidade onde só há carros eléctricos, onde não há emissões de CO2. Imaginem uma cidade em que os seus cidadãos se habituam a viver com carros que não tem emissões, tem boa qualidade do ar e que não fazem barulho», salientou o primeiro-ministro.

Mas para que o objectivo do Governo se concretize, José Sócrates anunciou apoios à construção de 1300 postos de abastecimento de energia eléctrica, por todo o país, e atá ao final de 2010 e ainda incentivos fiscais.

«Decidimos antes que o imposto de circulação não seria pago para carros eléctricos, mas decidimos agora que vamos dar um beneficio fiscal de cerca de 800 euros e daremos também uma isenção fiscal às empresas empresas, que optem por carros eléctricos nas suas frotas», acrescentou o primeiro-ministro.

A Renaut-Nissan promete construir carros ultra- silenciosos, não poluentes com uma autonomia de 160 quilómetros, utilizando baterias carregáveis de iões de lítio.

Quanto ao preço dos veículos electricos deverá ser próximo dos automóveis tradicionais.

  COMENTÁRIOS