França

Paris vai ter circulação automóvel alternada a partir de segunda-feira

Paris vai adotar a circulação alternada de automóveis a partir de segunda-feira, na cidade e subúrbios, depois de cinco dias com um nível elevado de poluição.

Assim, nos dias ímpares podem ser utilizados os carros com matrículas ímpares e no dias pares circulam os veículos com matrículas pares.

Paris tem estado sob um alerta máximo de poluição desde há vários dias, à semelhança de outras regiões, e as autoridades da capital francesa permitiram o uso gratuito dos transportes públicos para encorajar os automobilistas a deixarem os seus veículos em casa.

Segunda-feira, dia 17, serão os automóveis com matrículas ímpares a iniciar a aplicação desta medida de um conjunto avançado pelo governo e que foi anunciada pelos serviços do primeiro-ministro.

A decisão, que não se verificada desde 1997, poderá prolongar-se até terça-feira.

Cerca de 700 polícias serão mobilizados para controlar os veículos a circular na capital francesa e nos 22 municípios limítrofes. Quem não cumprir as regras paga uma multa de 22 euros e deve voltar ao local de origem. Em caso de desobidiência, o carro será imobilizado.

Os transportes públicos vão continuar a ser gratuitos até que se deixe a circulação alternada.

Entretanto, em declarações à TSF, duas portuguesas que vivem em Paris há alguns anos contaram como foi viver a última semana na capital francesa.