Cinema

«Cavalo Dinheiro», de Pedro Costa, estreia na quinta-feira (vídeo)

O filme «Cavalo Dinheiro», do realizador Pedro Costa, estreia nas salas de cinema portuguesas na quinta-feira, depois de já ter conquistado vários prémios em festivais internacionais.

A estreia mundial do filme decorreu em agosto, na Suíça, no Locarno Film Festival, onde Pedro Costa, 55 anos, foi distinguido com o Leopardo para o Melhor Realizador e com o prémio da Federação Internacional de Cineclubes.

Em novembro, «Cavalo Dinheiro» venceu a competição internacional do oitavo Festival de Cinema de Vanguarda, na Grécia, e também na Argentina, no domingo, o filme conquistou uma menção especial para a fotografia na 29ª edição do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata.

A revista "Sight and Sound", do British Film Institute, classificou «Cavalo Dinheiro», do cineasta português Pedro Costa, como o terceiro melhor filme de 2014.

«Cavalo Dinheiro» volta a ser protagonizado por Ventura, o cabo-verdiano que entrou em «Juventude em Marcha» e que Pedro Costa conheceu na rodagem de dois outros filmes no bairro das Fontaínhas (já demolido), nos arredores de Lisboa: «Ossos» (1997) e «No quarto da Vanda» (2000).

O filme, produzido pela OPTEC ­(Sociedade Óptica Técnica Lda.), conta ainda com os desempenhos Vitalina Varela e Tito Furtado. Concluído em 2014, «Cavalo Dinheiro» estreia em Portugal cinco anos após «Ne Change Rien», documentário do realizador Pedro Costa sobre a cantora Jeanne Balibar.

A partir de 2015, o filme terá estreia comercial no Reino Unido, França, Bélgica, Japão e Estados Unidos, país onde Pedro Costa será alvo de uma retrospetiva.