Cinema

Filme "Lincoln", de Steven Spielberg, lidera prémios Globos de Ouro

O filme "Lincoln", de Steven Spielberg, centrado no antigo presidente dos Estados Unidos, lidera os prémios de cinema e televisão Globos de Ouro com sete nomeações, entre as quais melhor drama e ator, para Daniel Day-Lewis.

As nomeações dos Globos de Ouro foram divulgadas hoje pela Associação de Jornalistas Estrangeiros de Hollywood, e a avaliar pela quantidade de categorias para as quais está indicado "Lincoln", adivinha-se favoritismo para os Óscares.

Além de melhor drama, realização e representação masculina, "Lincoln" está indicado também para melhor representação secundária, com Tommy Lee Jones e Sally Field, ou melhor argumento.

Com cinco nomeações seguem os filmes "Argo", de Ben Aflleck, já estreado nas salas portuguesas, e "Django Unchained", de Quentin Tarantino.

Ben Aflleck, Kathryn Bigelow, Ang Lee, Steven Spielberg e Quentin Tarantino estão nomeados para melhor realização.

Para o Globo de Ouro de melhor drama estão indicados "Argo", "Lincoln", "A vida de Pi", de Ang Lee, "Django Unchained" e "Zero Dark Thirty", de Kathryn Bigelow.

Na categoria de melhor comédia ou musical estão nomeados "Os miseráveis", de Tom Hooper, "O exótico hotel Marigold", de John Madden, "Moonrise Kingdom", de Wes Anderson, "Guia para um final feliz", de David O. Russell, e "A pesca do salmão no Iémen", de Lasse Hallstrom.

Na representação de drama, com Daniel Day-Lewis competem Richard Gere ("Arbitrage"), John Hawkes ("The sessions"), Joaquin Phoenix ("O mentor") e Denzel Washington (Flight").

Na comédia ou musical foram selecionados Hugh Jackman ("Os miseráveis"), Jack Black ("Bernie"), Bradley Cooper ("Guia para um final feliz"), Bill Murray ("Hyde Park on Hudson") e Ewan McGregor ("A pesca do salmão no Iémen").

Entre as atrizes, na categoria de drama estão nomeadas Emily Blunt ("A pesca do salmão no Iémen"), Judi Dench ("O exótico hotel Marigold"), Jennifer Lawrence ("Guia para um final feliz"), Maggie Smith, ("Quartet") e Meryl Streep ("Hope Springs").

Na categoria de musical ou comédia, foram escolhidas as atrizes Jessica Chastain ("Zero Dark Thirty"), Marion Cotillard ("De Rouille et d'Os"), Helen Mirren ("Hitchcock"), Naomi Watts ("The Impossible") e Rachel Weisz ("The Deep Blue Sea").

"Amor", de Michel Haneke, "Amigos improváveis", de Olivier Nakache e Eric Toledano, "De Rouille et d'Os", de Jacques Audiard, "Kon-Tiki", de Joachim Ronning e Espen Sandberg, e "A Royal Affair", de Nikolaj Arcel, estão indicados para o Globo de Ouro de filme estrangeiro.

Além das 14 categorias em cinema, os Globos de Ouro são atribuídos ainda na área da televisão.

As séries de drama mais nomeadas são "Boardwalk Empire", "Ruptura Total", "Downton Abbey", "Homeland - Segurança Nacional" e "The Newsroom" e na comédia estão nomeadas "A Teoria do Big Bang", "Episodes", "Girls", "Uma família muito moderna" e "Smash".

A atriz Jodie Foster receberá o prémio de carreira Cecil B. DeMille.

A cerimónia de anúncio dos vencedores está marcada para 13 de janeiro, dias antes de se conhecerem as nomeações para os Óscares.

  COMENTÁRIOS