Ministério da Cultura

Gabriela Canavilhas anuncia mais alguns milhões para as Artes

A ministra da Cultura anuncia, esta terça-feira, mais investimento no sector das Artes e uma aposta num programa para a internacionalização da música portuguesa.

Um fundo de internacionalização da cultura portuguesa, um programa para exportação de música, a criação de uma rede de teatros municipais e mais dinheiro para o apoio às artes, um "jackpot" reconhece a ministra da Cultura.

PUB

«Conseguiu-se há duas semanas atrás aprovar em Conselho de Ministros uma alteração nas percentagens das receitas dos jogos sociais, que permite uma injeção financeira que não estava à nossa disposição há uns meses atrás», justificou Gabriela Canavilhas.

A música portuguesa é uma das principais aposta. «Portugal vai ter um gabinete dedicado exclusivamente a apoiar, dinamizar e criar redes que permitam exportar a música portuguesa. Colocar a música portuguesa nas feiras, editoras, tournées internacionais, e nos principais festivais», adiantou a ministra.

Outro grande projecto é a criação da rede portuguesa de teatro municipais. Gabriela Canavilhas espera que em 2013 já estejam ligados entre 30 a 40 teatros. O programa é de adesão voluntária e vai contar com cerca de um milhão e meio de euros por ano.