Moda

Morreu Gaby Aghion, fundadora da Chloé

A fundadora da marca Chloé morreu, este sábado, aos 93 anos. Gaby Aghion deu notoriedade a Karl Lagerfeld, ao nomeá-lo como diretor criativo da marca em 1966, cargo que ocupou até 1984.

A fundadora da Chloé morreu, este sábado, aos 93 anos, em Paris, anunciou a marca, um dia antes do desfile de pronto-a vestir primavera-verão.

Junto com o seu sócio Jacques Lenoir, Gaby Aghion fundou a Chloé em 1952, tendo nomeado Karl Lagerfeld para diretor criativo em 1966, cargo que o estilista ocupou até 1984.

«Karl Lagerfeld cristalizou verdadeiramente a identidade da Chloé», afirmou Aghion a propósito do costureiro, que foi diretor criativo da marca durante 18 anos.

Nascida no Egito em 1921, Aghion chegou a Paris pouco antes do início da II Guerra Mundial e, em 1956, apresentou a sua primeira coleção na capital francesa durante um pequeno-almoço.

Gaby Aghion, que se inspirou no nome da sua amiga Chloé Huysmans para fundar a marca que a tornou célebre, lançou o seu primeiro perfume em 1974.

Com a venda da Chloe ao grupo Richemond em 1985, Aghion deixou de ter um papel ativo na marca, mas raramente faltava a um desfile.