Pintura

Quadro de Gauguin é a obra de arte mais cara de sempre

A pintura «Nafea Faa Ipoipo» terá sido adquirida pela Autoridade de Museus do Qatar. A venda, em leilão, supera em 50 milhões de dólares o quadro «Os Jogadores de Cartas» de Cezánne, que estava em primeiro lugar na lista das obras mais caras de sempre.

Um óleo de Paul Gauguin foi comprado por 300 milhões de dólares (263 milhões de euros), e converteu-se assim na obra de arte mais cara da história.

De acordo com o jornal norte-americano "The New York Times", a Autoridade de Museus do Qatar terá sido o comprador da obra que pertencia ao colecionador suíço, Rudolf Stechelin.

«Nafea Faa Ipoipo» («Quando te casarás?», em português) é um quadro a óleo onde que retrata adolescentes tahitianas e foi pintado em 1892.

Com venda hoje conhecida, esta obra passar a ser a mais cara, ultrapassando «Os Jogadores de Cartas», de Paul Cézanne, que foi vendido por 250 milhões de dólares também ao Qatar, em 2011.

«Nafea Faa Ipoipo» estava, a título de empréstimo, num museu em Basileia e amanhã deveria integrar uma exposição retrospetiva de Gauguin, umas das mais importantes realizadas em torno do pintor francês, na Fundação Beyeler, na mesma cidade suíça.

O próximo destino seria Madrid. Por agora desconhece-se se o quadro viajará com as restantes obras que o museu suíço "Kunstmuseum" vai enviar para Espanha, para uma exposição agendada para março, no Museu do Prado.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.