Nobel da Literatura

Saramago recebeu Nobel da Literatura há 15 anos

Há 15 anos, José Saramago era premiado com o Nobel da Literatura. O escritor recebeu a notícia quando estava em trânsito no aeroporto de Frankfurt. Pilar del Rio recorda como Saramago relativizou a atribuição do Nobel e como em Lanzarote os jornalistas lhe tomaram de assalto a casa e até cerveja levaram.

Uma vez, Pilar de Rio teve que esconder uma coisa do marido. Ela já sabia que ele ia ganhar o Nobel, soube 24h antes, e não lhe podia dizer nada.

PUB

Saramago estava em Frankfurt com a editora Isabel Polanco, ia apanhar o avião e ela tentou dissuadi-lo, disse-lhe que havia rumores. Não o parou nem as editoras lhe ligaram nenhuma. À custa disso, Pilar queixa-se que nem conseguiu ir arranjar o cabelo.

Despenteada ou não, a verdade é que a emoção foi grande, mas só conseguiu falar com o marido mais de 10h depois do anúncio do Nobel.

Há 15 anos chegava da Suécia a notícia da entrega do Nobel da Literatura a José Saramago. A Fundação com o mesmo nome, gerida por Pilar del Rio, marcou hoje a data com o anúncio de uma série de inciativas para comemorar este momento.

Esta manhã foi apresentado o livro "Vontades", com pintura de José Santa Bárbara. Ainda esta semana estreia a "Jangada de Pedra", pelo grupo de Teatro O Bando. Já no próximo mês sobe ao palco do Teatro da Trindade "A noite", também de Saramago, com encenação de José Carlos Garcia, e em dezembro vai ser lançada uma jarra da Vista Alegre inspirada n' "A Viagem do Elefante" e estreia "Enemy", um filme de Denis Villeneuve baseado em "O Homem Duplicado".