O filme "A Árvore da Vida", que valeu este ano ao realizador norte-americano Terrence Malick a Palma de Ouro no Festival de Cannes, estreia esta quinta-feira em 15 salas de cinema em Portugal.
Corpo do artigo
[youtube:P4k5Y55jLpo]
A quinta longa-metragem de Terrence Malick, em 38 anos, é protagonizada por Brad Pitt e Sean Penn e descrito como um «fresco» sobre a origem da vida na Terra.
O filme acompanha o quotidiano de uma família americana numa pequena vila do Texas nos anos 1950, liderada por um pai autoritário (Brad Pitt) e obcecado com a educação dos três filhos.
A história prossegue com o crescimento do filho mais velho, Jack (Sean Penn), e a tentativa deste se conciliar com o pai.
O cinema de Terrence Malick é marcado pela contemplação e pela espiritualidade e também pelo secretismo e pelo mistério, porque o realizador sempre se manteve no silêncio e escusa-se a explicar os seus filmes.
Para a publicação Hollywood Reporter, "A Árvore da Vida" dificilmente será um filme comercial e muitos dos espectadores provavelmente não perceberão a ligação entre o começo da vida na Terra e a história particular daquela família do Texas.
O realizador, de 67 anos, tímido ou reservado, não foi a Cannes nem para apresentar o filme nem para receber a Palma de Ouro, o prémio mais importante do festival, atribuída no passado domingo.
Os mais recentes filmes de Terrence Malick são "O Novo Mundo" (2005) e "A Barreira Invisível" (1998).
De acordo com o jornal New York Times, Terrence Malick está na fase de montagem do próximo filme, ainda sem título, passado na actualidade e protagonizado por Ben Affleck e Rachel McAdams.