Em tempo de férias da Páscoa, os alunos das escolas de Viseu aproveitam a paragem para participarem na Academia Dão Petiz, um serviço educativo inovador voltado para o mundo rural.
Corpo do artigo
São 60 crianças e 20 professores que participam da Academia Dão Petiz que procura, em três etapas, apresentar o mundo rural aos mais novos.
Os alunos são do primeiro ciclo e estão em férias da Páscoa. Os professores, como Catarina Henriques, vieram do Instituto Politécnico e motivam as crianças «para questionarem tudo sobre os ciclos da terra, imaginando que são repórteres».
Numa outra sessão «terão que plantar legumes e ficar a conhecer os ciclos da terra». Finalmente «experimentam a posição de investigador para poderem fazer experiências», explica.
As aulas decorrem em seis quintas do concelho de Viseu. Jorge Reis, médico aposentado feito agricultor, garante que a criançada «está a gostar da experiencia porque ficam a saber que legumes e outros produtos não chegam do supermercado mas da terra».
Bernardo, Luís e Miguel, que «nunca tinham estado numa quinta», aprovam a Academia Dão Petiz"que quer sensibilizar a comunidade infantil para a importância dos ciclos da terra e da identidade rural do concelho de Viseu.
Neste ano de estreia, a Academia irá tratar, em cinco dias dos próximos oito meses, um dos ciclos da terra mais característicos da região de Viseu e do Dão: o ciclo da vinha.