Durante duas semanas, centenas alunos do ensino secundário estão a frequentar 22 cursos de verão para os ajudar a escolher a sua vocação e os futuros cursos superiores. Há alunos inscritos de vários locais do país e até estrangeiros.
Corpo do artigo
A TSF foi assistir ao dia inaugural de "Sobrevivência na cozinha". Assim se chama o primeiro curso na Universidade do Algarve. Os tubos de ensaio são as tigelas e em vez dos reagentes encontram-se alimentos. Este é um curso diferente, mas nem por isso é menos concorrido.
A Catarina e a Teresa, alunas que no próximo ano letivo vão frequentar o 12º ano, tentam perceber se a dietética e a nutrição pode ser o seu futuro.
Se forem tirar o curso superior para uma terra distante daquela em que vivem com os pais, os estudantes querem mesmo aprender como fazer o almoço e jantar, por isso muitos dos que aqui estão pensam já no futuro próximo.
Para participarem dos cursos de Verão estão inscritos na Universidade do Algarve cerca de 300 alunos do secundário.
Há cursos em várias áreas e com nomes sugestivos. Desde "o design é a minha praia" a "Gestor de empresas por um dia"ou este curso que se chama "Sobrevivência na cozinha".
Nestes cursos, há também a parte de diversão. Durante a tarde os estudantes podem ir fazer surf, ter aulas de mergulho ou canoagem. A universidade tem o lema. "No Algarve há sol e mar e tempo para estudar". Os jovens estão de acordo.