O Governo já iniciou o processo para o pedido de algumas ajudas e também de autorizações que tem de receber de Bruxelas, para dar resposta à situação de seca.
Corpo do artigo
A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, revelou esta noite, em entrevista à RTP Informação, os passos que estão a ser dados.
«Ainda hoje [quarta-feira] houve uma reunião técnica em Bruxelas sobre esta matéria, e pedimos, precisamente, para fazer um ponto sobre seca quer no conselho de Ambiente, esta sexta-feira, quer no conselho de Agricultura, daqui a duas semanas», revelou.
«Aquilo que é importante sinalizarmos em Bruxelas é, primeiro, dar a conhecer a nossa situação, hoje mesmo seguiu uma carta formal para o comissário da Agricultura a dar nota disso, e depois sinalizar aquilo que nós precisamos que Bruxelas deixe accionar», explicou a ministra.
Assunção Cristas acrescentou que «há medidas administrativas, por exemplo deixar que os animais que estão em modo de produção biológico, possam agora comer ração», entre outras «medidas de flexibilização do número de animar» e «medidas de antecipação de ajudas».