O papa Bento XVI chega ao final da manhã ao aeroporto de Barajas, em Madrid, para presidir às cerimónias principais da Jornada Mundial Juventude (JMJ), antes de desfilar pelas ruas do centro no tradicional papa-móvel.
Corpo do artigo
Bento XVI será recebido em Barajas pelos reis, presidente do Governo e vários ministros, antes de participar em mais de uma dezena de actos, entres os quais a cerimónia de boas vindas em Cibeles, a «Via Crucis» no Passeio de Recoletos e a vigília e missa em Cuatro Ventos.
O papa vai ainda encontrar-se com 1600 religiosas e 1200 professores universitários, no mosteiro de San Lorenzo del Escorial, confessar três jovens peregrinos no Retiro e reunir-se com voluntários internacionais na IFEMA.
Em termos oficiais, o chefe de Estado do Vaticano reúne-se sexta-feira com o primeiro-ministro espanhol, José Luís Rodríguez Zapatero, com o líder do Partido Popular (PP, oposição), Mariano Rajoy.
Bento XVI voltará a encontrar-se com o rei Juan Carlos I e com a rainha Sofia antes da partida de Espanha.
Entre os momentos mais esperados estão as duas viagens no papa-móvel, em Madrid e no Escorial.
Durante a visita a Madrid, que termina no próximo domingo, o papa vai pronunciar oito discursos, uma saudação e duas homílias.
A chegada de Bento XVI aumentará os já amplos cortes nas estradas de Madrid, tanto no centro como em várias das estradas do aeroporto e de acesso à capital.