O papa Bento XVI foi recebido em Madrid pelos reis de Espanha e por membros do governo, na sua terceira visita ao país, onde presidirá aos principais actos da Jornada Mundial da Juventude.
Corpo do artigo
Bento XVI aterrou no aeroporto de Barajas às 11h45 (10h45 em Lisboa) a bordo de um Airbus 320 da Alitalia, onde foi recebido num ambiente festivo.
À espera de Bento XVI estavam os reis de Espanha, o primeiro-ministro, vários membros do Governo espanhol e cerca de 2.000 jovens, com bandeiras espanholas, escolhidos para receber o pontífice.
Coube a Juan Carlos, apoiado sobre uma bengala na mão esquerda, à rainha Sofia e ao cardeal Rouco Varela, arcebispo de Madrid, receberem o papa ao fundo da escada do avião, por onde Bento XVI desceu, cerca de 21 minutos depois de aterrar.
Depois de saudar os presentes no aeroporto de Barajas, o chefe de Estado do Vaticano cumprimentou Juan Carlos, a rainha espanhola e os responsáveis católicos.
Ouviram-se depois os hinos do Vaticano e de Espanha, antes de Bento XVI ser saudado pelas várias individualidades presentes, encabeças pelo primeiro-ministro, José Luis Rodríguez Zapatero.
Bento XVI viajou até Madrid acompanhado a bordo, entre outros, pelos três cardeais espanhóis que integram a Cúria Romana, Antonio Cañizares, Julián Herranz e Eduardo Martínez Somalo, e ainda pelo secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone.
Milhares de peregrinos de todo o mundo estão desde o início da manhã concentrados em vários pontos da cidade de Madrid à espera da passagem do papa.
Bento XVI deverá iniciar o seu percurso no papa-móvel pelas 12:45 (11h45 em Lisboa), com o seu primeiro discurso aos peregrinos na Nunciatura, para onde viajará, segundo o itinerário previsto.
Para hoje, estão ainda previstas duas viagens de Bento XVI pela cidade, a primeira entre o aeroporto e a nunciatura e, depois, ao final da tarde, entre a nunciatura e a praça Cibeles.
No primeiro percurso, Bento XVI será acompanhado por peregrinos que farão uma corrida de estafetas ao seu lado.
A visita decorre sob apertadas medidas de segurança com a participação de milhares de efectivos.