Abdelbaset Ali Mohmet al-Megrahi, o bombista condenado pelo atentado de Lockerbie de 1988, está em estado crítico, disse um familiar próximo.
Corpo do artigo
«Ele está inconsciente e em estado muito crítico desde há três dias», disse o familiar, contactado telefonicamente pela agência France Presse.
«Há três dias, ele perdeu muito sangue, ao ponto de correr risco de vida», sublinhou, acrescentando que Megrahi teve de ser internado para uma transfusão de emergência.
Ainda segundo este familiar, Megrahi estava sem conseguir falar desde a semana passada.
Megrahi está internado na clínica Al-Afia, em Tripoli, onde, segundo a France Presse, vários membros da família o foram visitar hoje.
Nenhum dos familiares quis fazer declarações à imprensa, segundo a agência. O pessoal médico da clínica escusou-se também a dar informações sobre o doente.
Em 2001, Megrahi foi condenado a 27 anos de prisão por um tribunal da Escócia pelo atentado de 1988 contra um avião da companhia norte-americana PanAmerica, que fez 270 mortos.
Em 2009, com base num parecer médico segundo o qual Megrahi tinha um cancro em fase terminal que lhe daria apenas três meses de vida, o governo britânico aceitou libertá-lo por razões humanitárias e autorizar o seu regresso à Líbia.
Megrahi foi recebido em Tripoli como um herói, ainda durante o regime de Muammar Kadhafi, e o facto de ter sobrevivido tanto tempo depois da libertação deu origem a críticas tanto no Reino Unido como nos Estados Unidos.