Para Capoulas Santos, este «Governo é muito amigo da lavoura», mas «é omisso quando se trata de agir».
Corpo do artigo
O eurodeputado Capoulas Santos considera que o Governo está a reagir de forma errada à seca extrema que se está a verificar em Portugal.
Em declarações à TSF, este deputado europeu eleito pelo PS diz ter «assistido sem supresa a um Governo que é muito amigo da lavoura, que constitui muitos grupos de trabalho e reflecte muito sobre problema, mas que é completamente omisso quando se trata de agir».
«É mais que óbvio há muitas semanas qual é a situação com que estamos confrontados, uma situação de seca que se desenvolve normalmente ao longo de meses e que tem consequências diversas», explicou.
Para este ex-ministro da Agricultura, o grande problema do momento é o da alimentação animal para o qual o Governo apenas diz estar a estudar e a apresentar a Bruxelas.
«A única coisa que Bruxelas pode fazer é antecipar o pagamento de algumas ajudas lá para Outubro», afirmou Capoulas Santos, que entende que o Governo devia estar melhor preparado para o problema «cíclico» da seca.
Este eurodputado lembrou ainda a existência de «planos de contingência nos arquivos do Ministério», uma vez que «não haverá grande imaginação para se fazer diferente» do que foi feito em anos anteriores.