A escolha coincide com o quinto censo nacional que vai ser feito na primavera. A contagem de ninhos é feita em toda a Europa de dez em dez anos.
Corpo do artigo
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) anunciou hoje que elegeu a cegonha-branca, espécie protegida em expansão em Portugal, como Ave do Ano 2014, coincidindo com o quinto censo nacional, que se realiza na primavera.
O anterior censo, de 2004, contabilizou 7.684 ninhos de cegonha ocupados em Portugal, mais do dobro dos registados em 1994 (3.302 ninhos).
[youtube:-Iz6cMY2WL0]
O censo da cegonha-branca realiza-se na Europa de dez em dez anos. Em Portugal, é feito pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, em colaboração com outras entidades, nomeadamente a SPEA, que se propõe este ano desenvolver, em paralelo, atividades de divulgação nas escolas, apesar das dificuldades financeiras.
Para tal, está a procurar reunir apoios de empresas e do público, neste último caso através de uma campanha telefónica, cujo valor das chamadas reverterá para a associação.
A ave é considerada uma espécie migradora de longa distância, que passa, em geral, o inverno em África. Pode ser observada na primavera e no verão na Europa, onde nidifica - exceptuando na Escandinávia e nas Ilhas Britânicas - «próximo de rios, pauis, represas, arrozais e outras zonas agrícolas extensivas, como prados e pastagens, ou aglomerados rurais».
Em Portugal, não raras são as vezes em que se veem ninhos de cegonhas em torres elétricas ou de igrejas, e durante todo o ano - mistério que está por desvendar.
A campanha da Ave do Ano da SPEA realiza-se desde 2007 para, segundo a organização, «dar a conhecer melhor determinadas espécies e salientar os desafios que enfrentam na atualidade».