Centro Histórico de Viseu: Moradores querem sossego, empresários mostram reabilitação
Em Viseu há dois movimentos a lutarem pelo centro histórico: de um lado, há quem exija sossego, do outro quem mostre a reabilitação do Casco Velho.
Corpo do artigo
São dois lados da mesma moeda. Os moradores que exigem a redução do barulho e os empresários da noite que lembram os pesados investimentos feitos na preservação da herança comum.
Adão Ramos explora um dos mais conceituados bares da zona histórica e lembra «o esforço feito em prol da reabilitação urbana, pelos empresários que aqui investem e que foram os primeiros a chamar a atenção, e a travar, para a degradação do edificado».
Do outro lado estão os moradores, como Filomena Pires que se queixam de «noites sucessivas de barulho e ruído madrugada adentro».
A proliferação de bares no centro histórico de Viseu está na origem das queixas dos moradores mas os empresários argumentam que a reabilitação operada nas casas do Casco Velho da cidade se deve ao investimento do setor hoteleiro.
Adão Ramos representa o movimento "Há vida no centro histórico" que «procura elaborar um código de conduta para os bares e garante que as queixas são poucas».
Filomena Pires está ligada ao movimento "Aqui mora gente" e avisa que «sem moradores a vida diurna desaparece, o pequeno comércio morre a as pessoas abandonam o centro».