A Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural revelou na quinta-feira as dez sardinhas, criadas por autores portugueses e estrangeiros, que venceram o concurso para a imagem de marca das Festas de Lisboa.
Corpo do artigo
Quase 6.500 propostas, de 53 países diferentes, chegaram à Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) que escolheu dez sardinhas que pode ver aqui.
Entre as sardinhas vencedoras, há sete portuguesas, uma italiana, uma chilena e uma japonesa.
«Além das 5.400 sardinhas portuguesas, nadaram até Lisboa 209 sardinhas brasileiras, 173 espanholas, 172 italianas, 41 romenas, entre outras vindas de países como a Ucrânia, Sérvia, Angola, Bósnia, Cuba, Índia, Peru, Tailândia, Japão ou China», informa a EGEAC em comunicado.
Entre as imagens vencedoras está uma sardinha com os prédios de Lisboa (Alberto Faria), uma sardinha 'mecânica' (Bernardo Anichini), uma 'sardinha de corrida' (Bruno Silva), uma sardinha de dentadura arreganhada (Dário Santos), uma sardinha com diferentes faces (Hugo Henriques), uma sardinha em formato vídeo (João Teigas), uma 'sardinha-olho' (Leonor Brilha), uma sardinha de um bailarico (Paloma Barría), uma sardinha com pernas (Susana Marques) e uma sardinha em pintura japonesa (Yuichi Fukuda).
[youtube:3Kn7Ab5zAxk]
Os vencedores do concurso, com idades compreendidas entre os 22 e os 46 anos, apesar de se terem candidatado, segundo a EGEAC, pessoas dos sete meses aos 92 anos, vão receber 1.000 euros cada e as suas sardinhas «vão ser a imagem de marca da campanha de comunicação das Festas de Lisboa 2013».
Segundo a empresa municipal, o júri do concurso, composto por Ana Bacalhau, vocalista dos Deolinda, Luís Alegre, Diretor Criativo da Ideias com Peso, Pedro Pires, Diretor Criativo da Ivity, Jorge Silva, do Atelier Silva Designers, e Rita Castel-Branco, da EGEAC, escolheu estes vencedores ao fim de duas reuniões.