O actor Robert De Niro vai apresentar no Ground Zero, em Nova Iorque, a reedição do documentário "9/11" sobre os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001, que será transmitido pela CBS no 10º aniversário dos ataques.
Corpo do artigo
De Niro «vai levar os telespectadores de volta à zona zero dez anos depois para apresentar imagens exclusivas da reconstrução dessa área e do Memorial do 11 de Setembro», informou o canal de televisão norte-americano CBS num comunicado.
O actor, que é um dos mais famosos moradores do bairro nova-iorquino de TriBeCa, esteve directamente envolvido na reconstrução da zona sul de Manhattan e, por isso, fundou, em 2001, com outras personalidades do mundo do cinema, o Festival de Tribeca com o objectivo de revitalizar essa área depois do 11 de Setembro.
De Niro apresentou em 2002 o documentário "9/11", dos realizadores Jules e Gedeon Naudet (irmãos franceses) com James Hanlon, que pretendiam gravar a rotina de um bombeiro norte-americano, tendo sido os únicos a capturarem imagens do primeiro avião que embateu nas Torres Gémeas do World Trade Center.
A CBS preparou uma reedição deste documentário, "9/11: Dez anos depois", que vai para o ar na noite do próximo 11 de Setembro num especial televisivo com duas horas de duração, que servirá para assinalar os dez anos sobre os atentados que causaram a morte a cerca de três mil pessoas em Nova Iorque, Washington e Pensilvânia.