O túmulo de Shangguan Wan'er (664-710), reconhecida como uma das quatro mulheres mais talentosas da antiga China e famosa secretária da imperatriz Wu Zetian (690-705), foi descoberto em Xianyang, província de Shaanxi.
Corpo do artigo
[youtube:aPMLIezbwMg]
A sepultura foi encontrada em mau estado junto a outros acessórios funerários, segundo as autoridades do departamento de Relíquias Culturais da província chinesa, situada no noroeste do país, citado pela imprensa.
Os arqueólogos concluíram que o túmulo foi construído para Shangguan Wan'er, conhecida como a secretária da imperatriz Wus, segundo as inscrições gravadas na lápide localizada dentro do sepulcro.
A sepultura foi descoberta perto do aeroporto internacional Xianyang, em Xi'na, capital de Shaanxi.
O local foi fechado, enquanto prosseguem os trabalhos de limpeza.
O pai de Shangguan e o seu avô foram importantes funcionários da China, mas devido à sua oposição à ascensão de Wu, acabaram assassinados.
Mais tarde, Shangguan e a sua mãe foram vendidas como escravas até que a imperatriz a transformou na sua secretária pelo seu talento, tanto na poesia, como na administração dos assuntos de Estado.
No ano, 710 Shangguan foi condenada à pena de morte depois de ter sido envolvida numa conspiração para dar um golpe de Estado.
A descoberta do túmulo representa uma grande ajuda para a investigação da história da dinastia Tang, destacou o investigador da Universidade Normal de Shaanxi, Du Wenyu, citado hoje pelo jornal oficial Global Times.