Quatro prémios Nobel da Medicina estão hoje juntos e ao vivo em Lisboa. O objetivo é discutir o futuro da ciência com algumas jovens promessas da comunidade científica nacional.
Corpo do artigo
Quatro cientistas premiados como o prémio Nobel da Medicina são figuras de cartaz numa iniciativa que vai realizar-se esta terça-feira na Culturgest em Lisboa.
Uma consultora de comunicação deu asas ao sonho de uma investigadora portuguesa radicada no Reino Unido: juntar sob o mesmo tecto vários cientistas laureados com o Nobel e trocar ideias, ouvir problemas, desafios e soluções dos cientistas.
Renata Gomes teve a ideia há seis anos, acreditando que os prémios Nobel são uma fonte de inspiração para qualquer jovem cientista.
Os quatro prémios Nobel da Medicina que estarão presentes são o inglês Richard J. Roberts (1993), o norte-americano Paul Greengard (2000), o norte-americano de origem inglesa Oliver Smithies (2007) e o inglês John Gurdon, galardoado em 2012.
A jovem cientista portuguesa foi premiada pelo Parlamento Britânico em 2012 pela investigação que tem vindo a desenvolver sobre regeneração do tecido cardíaco.
Renata Gomes admite que teria sido mais fácil organizar um Dia do Nobel no Reino Unido, mas o coração português bateu mais forte.
A iniciativa «A Nobel Day» espera mais tarde conseguir juntar outros Nobel, das diferentes áreas premiadas.
As conversas começam às 09h30 da manhã na Culturgest. A entrada é livre mas sujeita a pré-inscrição. Muitas sessões da tarde já estão esgotadas.