França vai enviar para Portugal mais um avião para ajudar no combate ao incêndio na Serra do Caramulo, enquanto Espanha aceitou o pedido para enviar mais três aviões canadair.
Corpo do artigo
Carlos Guerra, o adjunto de operações nacional da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) disse esta manhã à TSF que, para além de França, também seguiu um pedido para Madrid para que Espanha volte a ceder os três aviões que ontem estiveram a combater o incêndio na Serra do Caramulo.
Entretanto, esse pedido foi aceite e o dispositivo de combate ao incêndio vai ser reforçado com três aviões espanhóis, de acordo com o comandante adjunto de operações nacional da Proteção Civil, Miguel Cruz.
«Acabámos de receber essa confirmação por parte das autoridades espanholas e iremos contar em Portugal com a presença de três aviões anfíbios canadair, provenientes de espanha, ao abrigo de um protocolo de cooperação e ajuda mútua entre os dois países», afirmou.
Quanto ao possível risco de as chamas atingirem povoações, Miguel Cruz garantiu que a situação está controlada.
Além do incêndio do Caramulo, os fogos nos concelhos de Sátão (Viseu) e de Mondim de Basto (Vila Real) são os que concentram maior atenção por parte das autoridades.
O combate ao fogo em Sátão, que deflagrou na quinta-feira, envolve 228 operacionais, 63 veículos e dois meios aéreos pesados. Em Mondim de Basto estão empenhados no combate às chamas 334 operacionais, 97 veículos e dois meios aéreos, também pesados.