A EMEL venceu, este fim-de-semana em Torino, Itália, o prémio para melhor estacionamento à superfície, atribuído pela Associação Europeia de Estacionamento.
Corpo do artigo
O projecto vencedor foi o da Gestão Inovadora e Integrada do Estacionamento nos Bairros Históricos de Lisboa, que tem como objectivo permitir o acesso controlado às zonas históricas da capital, garantindo a segurança dos moradores.
Para o responsável da ideia, este prémio é o reconhecimento de um trabalho realizado desde 2002. Segundo Nuno Bonnevielle, as reacções dos participantes no concurso «foram muito boas», inclusive um consórcio de finlandeses ficou muito interessado no projecto, considerando-o uma ««lufada de ar fresco».
«O objectivo principal tem de ser preservar o interior dos centros históricos em termos de segurança e em termos de qualidade de património» e, ao mesmo tempo, promover o facto de serem sítios «com vida», sítios que «turisticamente têm potencial», explicou.
Nuno Boonnvill explicou que o projecto inova ao permitir aos residentes entrarem nas zonas de acesso condicionado com via verde e que os restantes visitantes usem um cartão pré-pago para usar durante o tempo de estacionamento naqueles locais.
«Além disso, desenvolvemos um projecto que está agora em fase final e que também foi considerado no prémio, que é a hipótese dos próprios residentes poderem comandar os acessos aos interior dos bairros», acrescentou.
A Empresa Pública Municipal de Estacionamentos de Lisboa (EMEL) recebe este projecto nas vésperas do Dia Europeu da Mobilidade, que se assinala esta quinta-feira, dia 22 de Setembro.