Uma escultura em ferro forjado com garrafas de Licor Beirão da autoria da artista plástica portuguesa Cristina Rodrigues vai estar em exposição pela primeira vez numa casa senhorial em Inglaterra a partir de domingo.
Corpo do artigo
"A Fonte da Felicidade" foi criada para celebrar os 30 anos de carreira dos publicitários Carlos Coelho e Paulo Rocha e vai integrar a exposição que Cristina Rodrigues tem atualmente em Tatton Park, uma propriedade histórica no norte de Inglaterra.
Esta é a primeira de uma série de 17 peças de arte entre esculturas e instalações encomendadas para celebrar algumas das marcas que os dois publicitários trabalharam desde 1985.
Cristina Rodrigues, que tem formação em arquitetura e que tem desenvolvido recentemente trabalho com mulheres do concelho de Idanha-a-Nova, disse à agência Lusa ter seguido o mesmo processo criativo e etnográfico de entrevistas pessoais.
"Peguei na ideia de José Mattoso da ?História da vida privada portuguesa', que é uma obra que eu adoro, e pensei como é que estas marcas transformaram a vida dos portugueses e na história do Paulo Rocha e do Carlos Coelho como homens", disse à agência Lusa.
A primeira peça a sair deste trabalho é uma peça de exterior, de grande dimensão, em torno da qual se estendem centenas de correntes, também em ferro.
Carlos Coelho, presidente da agência Ivity Brand Corp, saudou o resultado, olhando para a fonte como o "momento de álcool que nos abre os sentimentos multinacionais e desinibe a grandeza da nossa alma lusitana".
O Projecto as Artes e as Marcas, que envolve outros dois artistas nacionais, "pretende pelas artes confrontar a economia".
"Evocando a nossa carreira de 30 anos de marcas, pretendemos colocar na agenda pública a importância da estética e do pensamento criativo enquanto factores de desenvolvimento económico", acrescentou.