Começa hoje em Lisboa, no Pátio da Galé, a 7ª edição do Festival Peixe em Lisboa, um evento gastronómico à medida de quem aprecia peixe e marisco.
Corpo do artigo
Provas, degustações, aulas de cozinha, debates e um mercado gourmet, onde pode comprar do peixe à doçaria, do azeite aos vinhos, das compotas aos queijos.
Durante 11 dias, o Peixe em Lisboa reúne dezenas de cozinheiros nacionais e internacionais, entre os quais chefs premiados com estrelas Michelin, como Lionel Rigolet (Bélgica), Moreno Cedroni (Brasil), Josean Alija (Espanha) e os portugueses João Rodrigues ('Feitoria', Lisboa) e Miguel Laffan ('L'And', Montemor-o-Novo).
A TSF falou com o chef Pascal Meynard, responsável pela cozinha do Ritz Four Seasons. Francês, a viver em Lisboa há cinco anos, o chef Pascal é apaixonado pelo mar.
Em mais uma edição do festival, o público pode degustar pratos à base de peixe e marisco nos dez restaurantes da região de Lisboa que vão funcionar no local em permanência, entre as 12:00 e a meia-noite. Este ano, estreiam-se no evento o Avenue (Marlene Vieira), o Claro! (Vítor Claro) e a Bica do Sapato (Alexandre Silva).
À margem do evento, decorrem os jantares "Sangue na Guelra", que reúnem jovens cozinheiros e subchefes de alguns dos melhores restaurantes do Mundo.
As entradas mantêm-se nos 15 euros, com direito a uma degustação de 5 euros (duas ao almoço), mas este ano há também senhas de 2 euros, que vai permitir aos restaurantes variar a oferta entre os 4 e os 12 euros. A 7ª edição do Peixe em Lisboa decorre até 13 de abril.