O incêndio que deflagrou, pelas 11h00 horas, em Couto de Dornelas, em Boticas, continua por circunscrever e já consumiu «cerca de 160 hectares» de mato e pinhal.
Corpo do artigo
O presidente da junta de Dornelas, Xavier Barreto, frisou que apesar da «considerável» área ardida, não existem habitações e pessoas em risco.
Contudo, disse, «as chamas não estiveram longe das residências da aldeia de Casal, mas os bombeiros conseguiram controlar a situação e impedir que chegassem lá perto».
Acrescentando que «apesar de não existir perigo, um casal da localidade, dois dos três habitantes existentes, foi retirado da habitação e levado pelos filhos por precaução».
Neste momento, salientou o autarca, «a maior preocupação é o vento forte».
Em 2010, a área ardida na freguesia de Dornelas foi «cerca de mil hectares».
O comandante distrital de operações de socorro (CDOS) de Vila Real, Carlos Silva, disse que o incêndio está a ser combatido por 80 bombeiros, apoiados por 12 viaturas.
Devido ao anoitecer, explicou, os dois helicópteros já não estão a operar.