O presidente do Governo Regional da Madeira realiza hoje visitas a várias obras concretizadas no concelho do Funchal no âmbito do projecto de reconstrução de infra-estruturas que foram afectadas pelo temporal de 20 de fevereiro de 2010.
Corpo do artigo
O percurso tem por objetivo fazer o ponto da situação de algumas das intervenções de recuperação efectuadas até ao momento e começa na zona da Carne Azeda, com uma visita aos trabalhos de reparação, canalização do ribeiro ali existente e reposição de uma ponte que ruiu.
No local foi construída uma nova ponte com um vão de sete metros e uma faixa de rodagem com uma largura de seis metros.
Alberto João Jardim desloca-se também à margem esquerda da ribeira de Santa Luzia e vai verificar os trabalhos de recuperação total do ribeiro da Fundoa, cuja ponte foi igualmente reconstruída.
O governante segue depois para o caminho dos Saltos para ver as obras de estabilização dos taludes, que devido ao assoreamento de alguns ribeiros a montante fizeram com que as águas passassem a circular nas vias públicas, provocando não só estragos, como também o descalçamento do caminho e das moradias marginais existentes. Foi necessária uma intervenção para proteção das habitações.
As intervenções realizadas no ribeiro que atravessa o caminho da Levada dos Tornos e no ribeiro da Corujeira, na freguesia do Monte, são outras paragens previstas neste programa, sendo nesta localidade que termina a visita.
As obras representaram um custo total na ordem dos 6,5 milhões de euros.