O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local denuncia um clima de intimidação na Câmara Municipal de Faro. Já Macário Correia diz que esta autarquia «é do pior que já viu».
Corpo do artigo
Élio Encarnação, dirigente regional do STAL, considera que, ao acusar os funcionários de laxismo e ao ter colocado quatro processos disciplinares, Macário Correia está a «desmotivar» os trabalhadores.
«Os trabalhadores relatam um ambiente de pressão e medo, onde nem sequer já fazem uma pausa de cinco a dez minutos para descansar», adiantou.
O STAL lembra que Macário Correia também levantou processos disciplinares na câmara de Tavira que não tiveram provimento.
Por seu lado, o autarca argumenta que só dos anos 2008 e 2009 há 3000 processos para despachar e diz mesmo que a câmara de Faro «é do pior que já viu».
O autarca de Faro quer também reduzir 100 trabalhadores no quadro de pessoal, afirmando que isso será possível com reformas, transferências ou juntas médicas.
O STAL avisa que vai estar atento, considerando que os despedimentos não podem ser ilegais visto que a maior parte dos trabalhadores tem vínculo à autarquia.