A Junta de Freguesia de Matosinhos vai passar a acompanhar, através de um chip, todos os movimentos dos doentes idosos com Alzheimer do concelho.
Corpo do artigo
O projeto, que será apresentado e implementado no final do mês, permite, através de satélite, nomeadamente de GPS e GSM, localizar os doentes que muitas vezes andam perdidos na rua por não conseguirem lembrar-se do caminho de regresso a casa.
Trata-se de um sistema informático, que o autarca António Parada explica como funciona.
«O dispositivo será um chip dissimulado numa carteira, que terá um conjunto de elementos de identificação do doente. Nós vamos atribuir uma password a uma pessoa da família que a qualquer momento abre um sistema informático e sabe onde é que o familiar anda», explicou.
«Se ele [o familiar] quiser limitar o raio de ação do doente, o familiar recebe imediatamente uma mensagem a dizer que o doente saiu da sua prevista. De imediato contacta a junta, que irá com uma carrinha ao encontro do doente», acrescentou António Parada.
A Junta de Matosinhos vai oferecer alguns dispositivos a famílias mais carenciadas, as restantes terão que compra-lo. O objetivo é experimentar o sistema em Matosinhos para depois implementa-lo em todo o país.