O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que fala também em rajadas de vento até 155 quilómetros/hora. Os grupos ocidental e central estão por isso em alerta vermelho.
Corpo do artigo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou as ilhas do grupo ocidental e central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) sob alerta vermelho para quinta e sexta-feira, devido ao mau tempo que se prevê para estes dois dias.
Segundo o IPMA, preveem-se ventos de sudoeste passando a noroeste entre 75 e 95 km/h de intensidade média com rajadas que podem atingir os 120 e 155 km/h.
No que toca à agitação marítima, as ondas serão do quadrante oeste com 10 a 12 metros de altura média, podendo algumas, eventualmente, atingir 20 a 25 metros de altura máxima.
Ouvido pela TSF, o meteorologista Diamantino Henriques explica que a altura máxima de 20 a 25 metros não é habitual nos Açores e que tal fenómeno deve-se «à propria depressão que tem ventos muito fortes que atuam sobre a superficie da água durante um determinado tempo e percurso» acabando por gerar ondas que se vão propagando e acabam por afetar as ilhas.
A temperatura também deverá baixar de forma «acentuada» em todas as ilhas dos Açores, a partir da noite de quinta-feira, o que «poderá dar lugar a precipitação sob forma de granizo e/ou saraiva e até de neve nas ilhas com cotas superiores a 950 metros».
Contactado pela Lusa, o responsável de serviço da Proteção Civil nos Açores, Carlos Enes, revelou que os parceiros da Proteção Civil estão de «sobreaviso» e os bombeiros estão «em prevenção», face às condições meteorológicas previstas para os próximos dias.
Carlos Enes relembrou alguns cuidados que a população deve ter perante este cenário, nomeadamente circular com precaução, sobretudo junto a zonas costeiras e ribeirinhas, bem como trancar portas e janelas e garantir que não existem estruturas soltas junto de casa.
Previsões para Portugal Continental
A partir da madrugada de sexta-feira e até ao final de domingo, a costa ocidental do continente deverá também ser afetada por uma «agitação marítima forte», estimando-se ondas «entre quatro a seis metros de altura significativa».
O IPMA prevê ainda para o território do continente, na quinta-feira, «vento forte no litoral oeste, com rajadas entre 70 e 90 km/h, e forte a muito forte nas terras altas, com rajadas entre 90 e 110 km/h».
Na sexta-feira e no sábado, prevê-se ainda «aguaceiros, por vezes fortes nas regiões Norte e Centro, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada, assim como uma descida de temperatura, com consequente descida da cota da neve para 1.000/ 1.200 metros no final do dia 14 e para 600/800 metros no dia 15».