O Metro de Lisboa vai abrir três estações durante a madrugada para permitir um acolhimento aos sem-abrigo numa noite em que estão previstas mínimas de dois graus centígrados na capital.
Corpo do artigo
As estações de Santa Apolónia, Rossio e Restauradores vão estar abertas a partir desta noite e «enquanto esta onda de frio se mantiver».
«Esta iniciativa insere-se na política de responsabilidade social do Metropolitano de Lisboa», refere a empresa.
Entretanto, a diretora municipal da Proteção Civil, Emília Castela, disse à Agência Lusa que o plano de contingência para o frio ainda não foi ativado.
«Se houver uma predominância durante mais tempo ou se as temperaturas continuarem a baixar, o plano pode ser ativado a qualquer momento», disse a diretora municipal.
«A única coisa que foi feita foi reforçar as equipas de rua que trabalham à noite com os sem-abrigo. Vão reforçar a alimentação e os agasalhos», acrescentou.
Para hoje, o Instituto de Meteorologia (IM) prevê uma acentuada descida da temperatura no Continente, com a máxima a oscilar entre os dois graus Celsius (Guarda) e os 11ºC (Faro) e a mínima entre os -7ºC (Bragança) e os 2ºC (Faro).
Para sábado, o IM prevê uma temperatura mínima de -8ºC em Bragança, -1º no Porto, -7ºC nas Penhas Douradas, 2ºC em Lisboa, -2ºC em Beja e 3ºC em Faro.