Beatriz Cal Brandão, uma das fundadoras do Partido Socialista, faleceu na madrugada deste sábado aos 97 anos em Gaia, disse à Lusa fonte familiar.
Corpo do artigo
Fundadora do Partido Socialista, juntamente com o seu marido Mário Cal Brandão e Mário Soares, entre outras figuras da oposição ao regime de Salazar, Beatriz Cal Brandão foi a primeira mulher a licenciar-se em engenharia química, o que a levou a dirigir uma fábrica de cerâmica em Vila Nova de Gaia.
Lutadora antifascista desde a sua juventude, Beatriz Cal Brandão esteve presa diversas vezes, tendo sido durante uma das suas prisões que conheceu Mário Cal Brandão com quem casou e viveu durante toda a sua vida.
Beatriz Cal Brandão foi eleita deputada pelo PS após o 25 de Abril, exerceu funções durante várias legislaturas e foi a primeira deputada a defender, no Parlamento, o direito ao aborto.
Em 2010 foi homenageada durante o II Encontro Autárquico das Mulheres Socialistas, que decorreu no Porto.
Na altura foi destacada a sua «extraordinária capacidade intelectual» e a conciliação que conseguiu fazer entre a família e a defesa dos grandes valores da solidariedade, da fraternidade, sempre na luta das mulheres.
O seu corpo está em câmara ardente na capela de Gulpilhares, Gaia. O funeral, que ainda não tem dia definido.