Ator morreu de ataque cardíaco, informou o agente. Tinha 83 anos.
Corpo do artigo
Ganhou estatuto de estrela mundial em filmes como "Doutor Jivago" ou "Lawrence da Arábia", esta sexta-feira, aos 83 anos, Omar Sharif morreu.
[twitter:619507477479092224]
A informação foi avançada pelo agente do ator egipcío, a causa da morte foi um ataque cardíaco.
Egípcio de nascimento, de verdadeiro nome Michel Demitri Chalhoub, fez carreira desde a década de sessenta, no cinema americano.
As duas maiores marcas que deixou no cinema, foram Iuri, o protagonista de Doutor Jivago, de 1965 e a personagem de Sherif Ali, no filme "Lawrence da Arábia", de David Lean, em 1962. Os dois filmes renderam-lhe globos de ouro, pelas interpretações. Lawrence, rendeu-lhe a única nomeação para um óscar, como actor secundário. Num filme em que as atenções estava voltadas para o protagonista, Peter O'Toole, ninguém ficou indiferente à prestação de Omar Sharif.
Um sorriso, por muito considerado cinico, Um galã. Um bigode farto. São marcas de um actor que foi talvez a primeira e a maior das estrelas do médio oriente.
Só deixou de trabalhar há dois anos. Tinha 83 anos, e sofria de Alzheimer.
Recentemente, tinham surgido noticias sobre o internamento. Morreu hoje, num hospital do Cairo, vitimado por um ataque cardíaco.