O Museu de Arte Moderna (Moma) de Nova Iorque comprou as versões originais ou aproximadas do videojogos «Tetris» e «Pacman». Na explicação do Moma, os jogos foram escolhidos como «exemplos excecionais de design interativo».
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Num post publicado no blogue do Museu, a responsável pelo departamento de arquitetura e design formula a pergunta que pode passar pela cabeça de muitos críticos: «Os videojogos são arte?».
Paola Antonelli responde claro que sim mas são também design. Na explicação do Moma, os videojogos foram escolhidos como exemplos excecionais de design interativo.
O Museu de Arte Moderna de Nova Iorque lembra que tem vindo a explorar este campo e depois de uma vasta pesquisa, o museu procurou enfatizar a qualidade visual e a experiência estética de cada jogo, também a elegância do código de programação e ainda a relação do design com o comportamento do jogador.
A lista de 14 jogos, inclui as vedetas dos anos 80, como «Pacman» ou o inconfundível «Tetris», mas chega já perto dos nossos dias, com jogos como «The Sims», do ano 2000, ou «The Canabalt», de 2009.
No total, o Moma gostava de ter 40 jogos para mostrar ao público.