Desta vez, a perceção bate certo com a ciência. Os meses de verão foram mais frios e mais chuvosos do que o habitual. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera confirma.
Corpo do artigo
Se pensa que este Verão foi mais frio e chuvoso do que é habitual, acertou em cheio. Os dados apurados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmam que este Verão foi mesmo diferente.
Pedro Viterbo, diretor do departamento de meteorologia e geofísica do IPMA, explicou à TSF que «este foi mesmo um Verão atípico. Ainda não fizemos o apuramento total, mas dois terços dos Verões foram mais quentes do que este. Do ponto de vista de precipitação, é também um Verão atípico. Apenas um em cada dez Verões é tão chuvoso ou mais chuvoso que este».
Assim, quem pouco ou nada conseguiu ir à praia nos últimos meses, pode dispensar a confirmação científica. Mas o meteorologista diz que o mais habitual é a perceção de cada um sobre o tempo, estar errada.
E quais são as consequências de um Verão frio e chuvoso? Significa que as preocupações com o aquecimento global não fazem sentido? Fazem sim, garante Pedro Viterbo, «estes dados não anulam essa preocupação».
Com o Outono à porta, o tempo instável promete continuar. Só que este ano chegou mais cedo.