É um recorde, 2012 será o ano com menos nascimentos desde que há registos. A diretora do programa do teste do pezinho diz que a evolução da natalidade em Portugal é muito preocupante.
Corpo do artigo
A diretora do programa do teste do pezinho revela à TSF que entre janeiro e setembro deste ano foram feitos cerca de 67 mil testes, menos 6500 do que em igual período do ano passado.
Laura Vilarinho acrescenta ainda que as previsões indicam que até ao final do ano, o número de crianças nascidas no país não vai ultrapassar as 90 mil.
Laura Vilarinho diz que também que a diminuição do número de nascimentos é uma tendência que se verifica nos últimos trinta anos.
Dados confirmados por Maria João Rosa Valente. A demógrafa defende que para inverter esta tendência é necessário adoptar politicas que permitam compatibilizar os filhos com o trabalho.
Maria João Rosa Valente diz também que se verificou uma mudança do conceito de criança. Esta deixou de ser vista como uma eventual ajuda financeira para a família e um garante da velhice dos pais.