A Academia Real Sueca das Ciências considerou que os trabalhos de Serge Haroche e David Wineland permitiram a «medição e manipulação de sistemas quânticos individuais».
Corpo do artigo
O cientista francês Serge Haroche e o norte-americano David Wineland vão receber o Prémio Nobel da Física de 2012 pelo trabalho que fizeram na área da física quântica.
A Academia Real Sueca das Ciências justificou a sua decisão ao considerar que estes trabalhos permitiram a «medição e manipulação de sistemas quânticos individuais».
Para esta academia, estes dois cientistas criaram métodos experimentais de investigação revolucionários para o estudo da interação da luz e da matéria e das relações entre partículas da luz, ou fotões, e o seu papel na física quântica e nos campos eletromagnéticos.
Estas investigações, adianta ainda a academia, permitiram o desenvolvimento de uma nova geração de computadores super rápidos, relógios de alta precisão com aplicação em vastos campos da ciência.
Serge Haroche, de 68 anos, leciona no College de France, em Paris, ao passo que David Wineland, que tem a mesma idade de Haroche, é professor da Universidade do Colorado.