Pelo segundo ano consecutivo, o restaurante dinamarquês Noma foi eleito o melhor entre os melhores. O português Vila Joya, em Albufeira, ocupa o 79º lugar entre os cem restaurantes eleitos.
Corpo do artigo
O ano passado quando parte da equipa do Noma foi a Londres receber o prémio de Melhor Restaurante do Mundo, o responsável por lavar pratos, Alieu, teve de ficar em Copenhaga porque não conseguiu visto para entrar no Reino Unido.
A equipa subiu ao palco com uma T-shirt branca com uma fotografia do ausente funcionário, com um sorriso de orelha a orelha que fez furor.
A T-shirt, que ficou famosa e é agora vendida no armazém do Séc. XVIII no porto de Copenhaga, onde fica o Noma, será o espelho da criatividade e espírito de grupo que são imagem de marca do restaurante.
A descrição do vencedor, Noma, que se pode ler no site do concurso, refere um modelo de excelência que proporciona uma forma emotiva, intensa e libertadora de comer, como nenhum outro restaurante consegue fazer.
O restaurante dinamarquês destronou em 2010 o famoso El Buli, e este ano lidera de novo a tabela dos melhores do Mundo.
À mesa do Noma, o Menu de sete pratos ao jantar custa 147 euros, ao qual acresce o menu de vinhos, outros sete por mais 120, ou seja, um total de 267 euros.
Também há um menu de 12 pratos, que nem sequer estão discriminados no menu, escolhe o chef, e no fim paga perto de 187 euros só pela comida.
Da carta fazem parte pratos tais como: ouriço do mar com funcho, ostras, alfena com iogurte, medula com vegetais, bochecha de vaca com pêra, Gammel Dansk (uma bebida espituosa dinamarquesa) com azeda e girassol-batateiro, manjerona, maçã e malte.
Também pode optar por juntar os amigos ou a família num ambiente mais recatado, optando assim por alugar a sala do staff, para um número minimo de 15 pessoas.
O Chef e dono do Noma, Renè Redzepi, de 32 anos, escolhe a ementa e a si cabe apenas comer e no fim pagar 3350 euros.
Na lista ontem divulgada destaque ainda para a cozinha espanhola, que tem entre os oito melhores do Mundo três restaurantes: o El Celler de Can Roca (2º), o Mugaritz (3º) e o Arzak (8º).
Também de sublinhar que pela primeira vez entre os 50 melhores estão estabelecimentos da Rússia e do Perú. Nomes portugueses só surgem no 79º lugar, é o Vila Joya, em Albufeira, que conta com duas estrelas Michelin.
Para saber mais sobre o Melhor Restaurante do Mundo consulte: http://www.noma.dk/