Para a adjunta de operações da ANPC, o número de incêndios que se têm vindo a registar nos últimos dias, entre cem e 200 por dia, está dentro da média para a época do ano.
Corpo do artigo
A adjunta de operações da Autoridade Nacional de Protecção Civil considerou que o número de incêndios que se tem vindo a registar nos últimos dias está dentro da média para esta época do ano.
«Estamos desde 20 de Julho com um número diário de ocorrências que oscila entre as cem e as 200. Hoje já registamos 123 e as estas ocorrências têm-se registado sobretudo no norte e centro do país», em particular, em «Bragança, Braga, Viana do Castelo e algumas em Viseu», adiantou Patrícia Gaspar.
Ouvida pela TSF, esta responsável da ANPC aludiu ainda ao alerta amarelo decretado pela Protecção Civil devido ao risco de incêndios e que «começou às 14:00 de ontem [terça-feira] e que se vai estender até às 21:00 de sábado».
Patrícia Gaspar recordou ainda que «em qualquer espaço florestal é totalmente proibido o uso do fogo», uma «informação que é fundamental passar a todos os portugueses para que haja o maior cuidado possível».
Este responsável da ANPC chamou ainda à atenção para a necessidade de «adoptar comportamentos adequados junto dos espaços florestais, o que implica não fazer fogo, não queimar matos e não lançar balões com mecha nomeadamente nas ocasiões festivas que se verificam um pouco por todo o país».