A conversa entre Bento XVI e os astronautas da estação espacial internacional, que inclui a tripulação do vaivém Endeavor, durou cerca de um quarto de hora. Foi a primeira conversa de um papa com uma tripulação no espaço. No final da conversa, ficou o agradecimento e a tradicional benção.
Corpo do artigo
«Estou muito feliz de ter esta oportunidade extraordinária de poder conversar convosco durante a vossa missão. Neste momento, a humanidade atravessa um período de grande progresso do ponto de vista do conhecimento científico e aplicações tecnológicas», afirmou Bento XVI.
«Vocês são os representantes dessa tecnologia, com a qual levais em frente a capacidade humana e as novas possibilidades do futuro, que tornam melhor a nossa existência de todos os dias. Admiro a vossa coragem e compromisso para o qual vos preparais toda a vida», acrescentou.
Nesta conversa, que foi transmitida em directo pela televisão desde a Biblioteca do Vaticano, o Papa Bento XVI disse ainda aos tripulantes da EEI, entre os quais dois italianos, que são fonte de inspiração para muitas pessoas.
«Estais à disposição de toda a humanidade com vossas acções, com as quais procurareis o bem comum», salientou Bento XVI.