É a mais antiga garrafa de vinho do Porto das Caves Ferreirinha e vai ser leiloada esta tarde, na Torre de Londres. As verbas revertem para a Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica.
Corpo do artigo
Um Porto de 1815, também conhecido como Waterloo Vintage, que ao longo de dois séculos conseguiu manter a acidez e as características que fazem deste um vinho único. Duzentos anos de história, num vintage que é o mais antigo vinho do Porto das Caves Ferreira.
A garrafa esteve sempre em Vila Nova de Gaia, como explica, Fernando Guedes, CEO da Sogrape. "Esta garrafa faz parte do património histórico deixado por D. Antónia Adelaide Ferreira, foi sempre mantido em condições de conservação ótimas. As garrafas foram acompanhadas ao longo da história pelas várias equipas de enologia que passaram pela casa Ferreirinha. Está em perfeitas condições para ser consumido".
É a primeira vez que a Ferreirinha leiloa uma garrafa tão antiga, uma iniciativa que decorre em Londres e que também pretende assinalar os 200 anos da Batalha de Waterloo.
Fernando Guedes já teve oportunidade de provar este Waterloo Vintage. "É um vinho extraordinário. Com 200 anos consegue manter as suas características, é um vinho com muita vivacidade, muito elegante, com uma acidez notável e uma enorme dose de exotismo que lhe está associado".
Abrir uma garrafa de 1815 tem uma carga emocional muito forte. "É um momento inesquecível, quando provamos estavam na sala cerca de 20 pessoas e o silencio que se fazia na altura que o vinho era provado... Ideias e emoções que vêm à cabeça quando pensamos nestes duzentos anos de história".
D. Antónia Adelaide Ferreira - a Ferreirinha dizia que "Cada um na sua terra deverá fazer tudo o que seja para o bem da Humanidade". O valor arrecadado será doado à Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica.
A base de licitação são 4 mil libras, cerca de 5 mil e 400 euros.
Rute Fonseca