Quase 15.000 veículos ficaram presos hoje à noite nas estradas de Savoie, nos alpes franceses, devido a um forte nevão, obrigando as autoridades locais a sugerir aos automobilistas que procurem alojamento para pernoitar, relata a AFP.
Corpo do artigo
Em Isère, no centro este do departamento francês de Savoie, a neve já causou a morte a um homem de 27 anos. Ao final da tarde, as autoridades de Savoie exortaram os automobilistas a «pararem o mais cedo possível» e a «procurar um local para pernoitar».
O frio e a neve devem continuar no domingo, com a agência meteorológica francesa a alertar para a criação rápida de gelo durante a noite, o que vai tornar as estradas mais escorregadias.
A queda da neve afetou grande parte da região leste de França. Outras regiões francesas também estão a sofrer situações meteorológicas adversas, não com a neve, mas com o vento forte: no Norte do país, as rajadas de cerca de 160 quilómetros por hora provocaram o encerramento do porto de Calais e a interrupção do fluxo de carros e ferries para Inglaterra.
Em Paris, os jardins do Palácio de Versalhes foram fechados ao público devido às rajadas de vento.