Quinze distritos de Portugal Continental estão esta sexta-feira sob aviso amarelo devido às previsões de valores muito elevados de temperatura máxima, de acordo com dados actualizados às 6h45 no site da Internet do Instituto de Meteorologia (IM).
Corpo do artigo
Em aviso amarelo estão os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Aveiro, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Portalegre, Évora, Beja, Lisboa, Setúbal.
Este aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, prolonga-se até ao final do dia de domingo.
O IM prevê para hoje céu limpo e subida da temperatura máxima, com Lisboa a chegar aos 32 graus, Faro aos 31 e Porto aos 28.
A Direcção-Geral da Saúde (DGS) tem também hoje em alerta amarelo os distritos de Santarém, Lisboa e Setúbal, de acordo com informação disponível no site.
Também a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) tem activo desde as 12h00 de quinta-feira o alerta amarelo, também o segundo menos grave de uma escala de quatro devido à previsão de «calor intenso».
Este alerta mantém-se até às 20h00 de segunda-feira.
De acordo com o IM, os concelhos de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, Vila de Rei, Santarém, e Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, estão hoje em risco máximo de incêndio.