As temperaturas máximas, que estão «abaixo da média» para o mês de Julho, mas vão subir gradualmente até ao próximo domingo, altura em que devem começar a atingir os 30 graus Celsius.
Corpo do artigo
«As temperaturas estão abaixo da média mensal e isso deve-se à passagem de um sistema frontal de fraca actividade, por isso as temperaturas máximas desceram (...) mesmo com céu pouco nublado ou limpo faz descer as temperaturas», explicou Margarida Gonçalves do Instituto de Meteorologia (IM).
Até domingo, refere Margarida Gonçalves, «as temperaturas vão subir gradualmente», prevendo-se para o início da semana máximas que vão atingir valores acima dos 30 graus, em especial no interior do país.
«Não serão temperaturas muito elevadas mas, atingirão os 30 devido a uma corrente que vem do interior da Península Ibérica», disse.
Para hoje, o IM prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no Litoral a norte do Cabo Raso durante a manhã, possibilidade de períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho e Douro Litoral, vento fraco, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura máxima.
No Porto, a temperatura máxima prevista é de 21 graus, em Lisboa 24 e em Faro 30.