Banco Alimentar recolhe mais de 2 mil toneladas de alimentos

2.445 toneladas de géneros alimentares foram recolhidas em todo o país este fim-de-semana, numa ação solidária que mobilizou 39.200 voluntários.

Na última campanha, em dezembro, os bancos alimentares recolheram 2.914 toneladas, quase mais 500 do que na recolha deste fim-de-semana.

Ainda assim, em declarações à TSF, a presidente do Banco Alimentar Contra Fome, Isabel Jonet, elogia a disponibilidade dos portugueses para ajudar numa altura de crise.

«Os portugueses não quiseram deixar de contribuir para o Banco Alimentar. Foi uma manifestação extraordinária de solidariedade. Sabemos que há muitas famílias em crise, sabemos que a situação de muitas pessoas se deteriou muito no último ano e, nop entnato, foram recolhidas 2.445 toneladas de alimentos», sublinha.

Isabel Jonet explica ainda que, no caso da fruta, o Banco Alimentar vai recorrer a Espanha.

«Aquilo que vamos fazer, uma vez que este é um alimento fundamental, é ir à vizinha Espanha onde há retiradas de fruta e se existe um programa comunitário, vamos fazer com que essa fruta possa chegar à mesa de quem mais precisa», esclarece Isabel Jonet.

A campanha, que teve como lema "Não perca esta oportunidade de ajudar quem mais precisa: compre 2 leva apenas 1", mobilizou cerca de 39.200 voluntários e decorreu em 1.181 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, S. Miguel, Santarém, Setúbal, Terceira, Viana do Castelo, Viseu e Madeira.

Os géneros alimentares recolhidos vão ser distribuídos a partir da próxima semana a 2.221 instituições de solidariedade social, que os entregam a 389.200 pessoas, sob a forma de cabazes de alimentos ou refeições confecionadas.

De acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, em 2012 foi distribuído um total de 28.323 toneladas de alimentos (com o valor estimado de 39.651 milhões de euros), numa média diária de 113 toneladas por cada dia útil.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de